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Governo abre 100 vagas em concurso para delegado da Polícia Civil no Estado

Foto: divulgação Governo do Estado do Rio Grande do Sul

O governo do Estado abriu concurso com 100 vagas para delegado da Polícia Civil na manhã desta quinta-feira. O edital com todas as informações sobre como será o processo foi publicado no Diário Oficial do Rio Grande do Sul com a inscrição 08/2018

As inscrições abrem na próxima segunda-feira, dia 26 e vão até 27 de março. A prova ocorre no dia 20 de maio e o salário inicial é de R$ 20.353,06.

A primeira etapa do concurso será realizado pela banca da Fundatec e trata de provas de capacitação intelectual (com prova escrita objetiva, prova escrita discursiva, prova oral e prova de títulos). A segunda etapa ocorre durante o curso de formação na Academia de Polícia Civil (Acadepol)  e conta de capacitação física, sindicância da vida pregressa e atual, exames de saúde e avaliação da aptidão psicológica

Conforme informação divulgada no site da Polícia Civil, o concurso traz inovações em comparação aos concursos anteriores. A intenção é "buscar um perfil vocacionado, técnico e especializado" de profissional. Foram acrescentadas provas de medicina legal e criminologia. Nos exames de saúde foi incluído o exame toxicológico. Outra novidade acontece na etapa dos exames físicos: o teste do dinamômetro foi substituído pelo exame de barra fixa.

OS REQUISITOS PARA PARTICIPAR

  • Ter no mínimo de 3 (três) anos atividade jurídica ou policial. 
  • Ser brasileiro ou gozar das prerrogativas contidas no art. 12 da Constituição Federal, cujo processo de naturalização tenha sido encerrado dentro do prazo das inscrições 
  • Contar com, no mínimo, 18 anos de idade até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional
  • Possuir Cédula de Identidade Civil que contenha o número de registro geral (RG), utilizado para cadastramento de pessoas físicas pelo Órgão Estadual da Segurança Pública
  • Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; 
  • Ter concluído o curso de Direito, reconhecido pelo Ministério da Educação, até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional; 
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação para conduzir veículos automotores, no mínimo da categoria "B", até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional; 
  • Possuir CPF válido e situação regularizada perante a Secretaria da Receita Federal; 
  • Possuir saúde física e psiquiátrica e aptidão psicológica adequadas ao exercício das atividades inerentes à carreira policial e, especialmente, ao cargo; 
  • Possuir conduta moral, ética, social e profissional compatível com a função policial; 
  • Não ser usuário ou dependente de drogas ilícitas

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